Formação de Comissões de Avaliação de Documentos: Da exigência à necessidade - Prepare-se para a Gestão Documental da sua Instituição!!
O setor público brasileiro está passando por transformação digital, e você não pode ficar alheio às regulamentações e técnicas da gestão documental.
Participe do curso de Formação de CPAD e esteja preparado para atuar na gestão de produção e armazenamento de documentos, seja em suporte físico ou digital.
O Programa de Formação de Comissão de Avaliação de Documentos é composto por 2 cursos:
- Ferramentas Técnicas para Gestão Documental, e
- Governo Digital.
O segundo curso do Programa - Governo Digital, com carga horária de 20 horas, vai inserir os membros da CPAD no eficiente sistema de processo eletrônico e na gestão arquivística digital.
PROGRAMAÇÃO
DIA 04/06/2025 - quarta-feira
08h00 às 12h00 - Painel 1 - Planejamento da Implantação do Sistema
- Identificando tipos de processos;
- Identificando tipos de documentos;
- Identificando assuntos arquivísticos.
DIA 06/06/2025 - sexta-feira
08h00 às 12h00 - Painel 2 - Planejamento da Implantação do Sistema
- Identificando processos internos e processos externos;
- Identificando a volumetria dos processos;
- Identificando a dinâmica da estrutura administrativa;
- Identificando o dono do processo.
DIA 11/06/2025 - quarta-feira
08h00 às 12h00 - Painel 3 - Fluxos, Assinaturas e Verificação de Assinaturas Externas
- Identificando o fluxo de movimentação de cada processo;
- Eliminando atividades relacionadas ao papel;
- Aplicando eficiência ao digital;
- Elaborando a árvore de documentos;
- Padronizando a produção de documentos;
- Padronizando modelos de formulários;
- Conhecendo os tipos de assinaturas;
- Identificando documentos que necessitam de assinaturas;
- Conhecendo plataformas de assinatura;
- Verificando validade de assinaturas digitais.
DIA 13/06/2025 - sexta-feira
08h00 às 12h00 - Painel 4 - Parametrização
- Identificando prazos das etapas dos processos;
- Identificando usuários produtores de cada processo;
- Identificando usuários de cada unidade administrativa;
- Identificando atividades necessárias de cada unidade administrativa;
- Identificando permissões de acesso;
- Identificando servidores de armazenamento de documentos eletrônicos.
DIA 18/06/2025 - quarta-feira
08h00 às 12h00 - Painel 5 - Governança
- Criando o Comitê de Governança;
- Estabelecendo Cronograma de Implantação;
- Cadastrando novos usuários;
- Cadastrando usuários externos;
- Treinando os usuários;
- Auditando processos;
- Administrando banco de dados;
- Capacitando usuários para melhoria de processos;
- Fazendo a gestão documental dos processos e documentos eletrônicos.
Mais informações
Falar com Blenda Helen
Whatsapp – 31 99813-0638